domingo, 11 de julho de 2010

ETAPAS DA OBRA PASSO A PASSO



FOTO: FÁBIO REMY
Construir pode ser algo prático e eficiente, basta seguir com rigor os procedimentos e etapas da obras. Elas iniciam-se com a compra do terreno, alias muito importante sobre todos os aspectos, em seguida é vital o projeto arquitetônico (Cortes, fachadas, planta baixa, projeto de instalações elétricas e hidraulicas, etc), registro da obra no CREA/PREFEITURA. Próxima etapa, consiste na limpeza do terreno, topografia, locação da obra, tabeiramento e gabarito, cortes ou aterro do terreno.

Executado as etapas iniciais, vem a execução da fundação que dependendo da resistência do solo,podem ser radier, sapata corrida, sapata isolada ou estacas. Em seguida vem a execução das cintas de amarrações (baldrames), colunas, vigas e laje.

A quinta etapa consiste da execução das alvenarias (fechamento, divisórias ou estrutural) e a seguir os revestimentos da parede (chapisco, reboco), execução do contrapiso, piso grosso etc. Neste gap é necessário as esperas das instalações eletricas e hidraulicas e posteriormente a execução das pinturas (Massa corrida, latex PVA, acrilica, etc) ou assentamento da cerâmica nas paredes e piso.

A setima etapa consiste nas instalações elétricas e hidraulicas, sendo muito importante o projeto, bem como a contratação de profissionais habilitados para tanto. A oitava etapa consiste nas instalações de bancadas, louças, pias, lavanderias, vasos, etc.


FOTO: FÁBIO REMY
Todas as etapas da obras, deve ser acompanhada por engenheiro ou arquiteto, para dirimir duvidas, controlar os materias de construção, evitar desperdicios e acidentes de trabalho, controle da limpeza da obra, sendo obrigatório o uso de EPI's

Fábio Remy MS.c

Nenhum comentário:

Postar um comentário