domingo, 22 de agosto de 2010

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: TINTAS ECOLOGICAS



Imagem:http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI152538-17164,00-TINTAS+ECOLOGICAS+ESTAO+EM+ALTA+NO+MERCADO+IMOBILIARIO.html

As vendas de tintas imobiliárias devem crescer 8% em 2010, segundo estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, para a qual a construção civil deve continuar crescendo (Fonte:Revista PEGN).São tintas formuladas com matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo. Existem normais internacionais para pinturas ecológicas que determinam, por exemplo, que a quantidade de compostos orgânicos voláteis (COVs), que são substâncias derivadas do petróleo, não exceda 0,1% do volume total.

As tintas ecológicas podem ser de três tipos: minerais, vegetais e com insumos animais (como a caseína, que é um ligante extraído do leite da vaca). Para ser classificada como ecológica, a tinta deve ter seu ciclo de vida avaliado, incluindo dispêndio energético, uso, consumo de água, efluentes gerados, embalagens, descarte e reciclagem de materiais e insumos. A quantidade de solventes e produtos de limpeza que se gastam dentro da fábrica para limpar os próprios recipientes em que se produzem as tintas é levado em conta para se certificar uma tinta como ecológica. E, a rigor, hoje se sabe que só existe um solvente de tipo ecológico: a água (http://www.idhea.com.br/pdf/tintas.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário