domingo, 15 de maio de 2011

A CONSTRUÇÃO CIVIL SE MODERNIZA COM NOVAS TECNOLOGIAS

Tecnologia e qualificação profissional são tentativas de evitar atraso na entrega das obras


Sistema de argamassa projetada substitui a velha pá de pedreiro
Zé Carlos Barretta/Folhapress

União entre novas tecnologias e investimento em qualificação profissional é a aposta da construção civil para reduzir atrasos de entrega de imóveis adquiridos na planta, dizem especialistas.

"O setor busca ferramentas para aumentar a produtividade, o que diminui os custos e o tempo gasto [nas obras]", considera Odair Senra, vice-presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

Uma das tendências é a argamassa projetada, que substitui a aplicação convencional do reboco, com pá de pedreiro. Pela nova técnica, o produto é lançado na parede por ar compressor, corrigindo imperfeições e reduzindo custos de material e pessoal.

Usar formas de alumínio para reduzir pela metade o tempo gasto na obra é a aposta de Gafisa e Tenda. O novo sistema consiste na montagem de moldes, preenchidos com concreto andar por andar, do térreo à cobertura.

A Direcional Engenharia, que mantém um departamento para cuidar de novas tecnologias, implantou o uso de laje treliçada com isopor, um modelo que diminui a necessidade de escoramento (metálico ou de madeira) em até 20% e acelera o processo.

A agilização às vezes começa já na fase de projeto do empreendimento. A incorporadora YOU, inc. utiliza um software de gestão de projetos, o Projet, para coordenar separadamente cada fase da obra e cobrar as finalizações, informa Eduardo Muszkat, diretor da incorporadora.

Living, MRV e Brookfield já usam estruturas pré-moldadas que permitem a construção de uma torre de três andares em 90 dias. A Rossi investe em paredes de concreto, lajes acabadas, escadas, baldrames e muros de fechamentos de obras que são pré-fabricados e transportados para os canteiros.

TREINAMENTO
"Todas essas tecnologias, adicionadas à capacitação e ao treinamento de pessoal, asseguram mais velocidade e economia no processo de construção", afirma Carlos Borges, vice-presidente de tecnologia e qualidade do Secovi-SP (sindicato de empresas do segmento imobiliário).

O sindicato mantém o Programa Qualificação Essencial, que oferece capacitação para as empresas do setor.

O SindusCon-SP, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), mantém cursos destinados a capacitação e treinamento de pedreiros, carpinteiros e mestres de obras.

Fonte:http://classificados.folha.com.br/imoveis/915631-tecnologia-e-qualificacao-profissional-sao-tentativas-de-evitar-atraso-na-entrega-das-obras.shtml

OBs. A Construção Civil deve sair desse atraso secular que geram desperdicios e atraso de obra, como impacto ambiental de extrema relevância, devido as novas tecnologias geradas para o setor..

Nenhum comentário:

Postar um comentário